Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
   O Catarismo da região dos Pirineus  
   Marcos de Mênfis  
   Os discípulos espanhóis  
   Maneismo  
   Um mesmo ramo  
   O Império de Amor na tormenta  
   Nas cinzas dos mártires  
   Nobreza e heresia  
   O martirólogo cátaro  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
O Império de Amor na tormenta


Toulouse se torna a cidade santa, pura, mas ela não dará seu nome ao catarismo aquitano: essa honra pertence a Albi. O concílio de Lombers (1166) condenará, sob o nome de albigense, todas as seitas que se desviaram do dogma romano. Fala-se então da “Cruzada dos albigenses”, para encobrir a meta perseguida: aniquilar o catarismo pireneu, o maneísmo aquitano!

Nesse imenso território aquitano, durante o curso desses terríveis episódios das cruzadas, nascia uma guirlanda de mulheres deslumbrantes: Lampagie de Aquitânia, Esclamonde de Foix, Alasaïs de Carcassonne, Indie de Alepo, Mélissande de Trípoli; e ao lado delas, seus irmãos, os paladinos do Espírito, os cavaleiros do Consolador: Ramon-Roger de Foix (cognominado de Roland Cátaro!), Roger Bernard (chamado “o Grande”), Loup de Foix (o príncipe da casa condal de Foix, que se tornaria “Perfeito”).


Destas alturas se tornaram famosos neste período: Béziers, Minerva, Lavaur, Montségur, o Sabartez!
Os pesados Capetianos, ávidos e submissos à igreja romana, subjugarão com mão de ferro a engenhosa, a poética, a cavalheiresca, a amorosa e idealista AquitâniLugares famosos surgiram desse período: Béziers, Minerva, Lavaur, Montségur, o Sabartez!


Os severos capetianos, ávidos e submissos à igreja romana, julgarão com mão de ferro a Aquitânia engenhosa, poética, cavalheiresca, amante do ideal.O império do Amor da Occitânia será recoberto durante séculos por um manto de esquecimento.
Mas o Santo Graal viverá! Seu caminho eternal em Cristo, seguido nas trilhas de seus ancestrais; suas cidades e propriedades rurais; seus sepulcros e grutas dos “santos”; as florestas dos desafortunados “faidits”(NT: faidits foram os nobres senhores, adeptos do catarismo, despojados de suas terras e posses, conhecidos, em uma tradução conotativa, por “cavaleiros dos bosques”), os campos de batalha, as rotas dos cruzados; a terra e o céu : testemunhas incorruptíveis! ..

.“Deus é Amor!”

Seu belo chamado está gravado sobre toda a Terra!a.
O império do Amor da Occitânia será recoberto durante séculos de um manto de esquecimento mas o Santo Graal viverá! Seu caminho eternal em Cristo é indicado pelas trilhas deixadas pelos seus ancestrais: de suas cidades e de suas casas, de seus sepulcros e das grutas dos “Santos”, nas florestas dos desafortunados “faidits”(NT: faidits foram os nobres senhores, adeptos do catarismo, despojados de suas terras e posses, conhecidos, em uma tradução conotativa, de “cavaleiros dos bosques”), os campos de batalha, as estradas dos cruzados: a terra e o céu – testemunhas incorruptíveis! ...

« Deus é Amor! »

Seu grito de bondade está gravado sobre toda a face da terra!


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema