Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
   O Catarismo da região dos Pirineus  
   Marcos de Mênfis  
   Os discípulos espanhóis  
   Maneismo  
   Um mesmo ramo  
   O Império de Amor na tormenta  
   Nas cinzas dos mártires  
   Nobreza e heresia  
   O martirólogo cátaro  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Nobreza e heresia


O herético é “aquele que escolheu”. Livre dos dogmas e das autoridades exteriores, ele se engaja conscientemente no caminho espiritual que seu coração reconheceu.

Tal como os essênios, os primeiros cristãos gnósticos, os maniqueus, os bogomilos, os cátaros escolheram o puro caminho do cristianismo original, rejeitando a religião de Roma, aquela “que se apodera e usurpa”.

O exemplo excepcional de sua fé inquebrantável, de sua abnegação, de seu amor por todos, da pureza de sua alma era tamanho que seus torturadores ficavam perturbados.

Eles, que eram santos e testemunhas de Cristo, viviam segundo seus sábios preceitos, foram martirizados por uma igreja que ignorou a profundidade da mensagem de amor. Se seus textos foram praticamente todos destruídos ou mutilados, seus fiéis perseguidos, sua memória caluniada, seu luminoso exemplo, no entanto, deixou nas almas dos homens um fermento alquímico que os séculos não puderam apagar.O testemunho brilhante que eles deram dos puros valores do cristianismo interior: bondade, verdade e justiça, foi uma resposta à violência da religião exterior.


Primeiro se tentou levar esses “insubmissos” à compreensão, mediante sermões, campanhas de reconversão, a fim de levá-los novamente ao seio da igreja, mas sem sucesso!Seguiram-se ameaças radicais, excomunhões, maldições, a fim de isolar os “culpados”, de apartá-los da vida da comunidade. Sem grandes resultados, entretanto! A heresia ganhava extensão e profundidade e era freqüentemente reconhecida e “saudada” no exterior.Então decidiu-se pelo ataque! Às maldições e blasfêmias seguiu-se a violência, selvagem, irracional, satânica, contra o corpo da Igreja do Amor.

E conheceu-se, enfim, o último elo desta corrente de horror, a Inquisição fria e racional, que tentou atacar enfim a alma.Mas a alma cátara, tendo já festejado sua vitória sobre a morte, seu renascimento espiritual, estava livre do corpo!

Por qual espírito estavam então possuídos os que, se dizendo defensores do cristianismo, puderam, seus primeiros prelados à frente, levar a cabo tais infâmias que os desacreditaram para sempre?“

Pelos frutos se reconhece a árvore.”


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema