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Um pensamento que se torna límpido |
Neste meio tempo, o despertar cátaro começava a suscitar um real interesse nos meios ocultistas, teosóficos e outros, germânicos e sobretudo anglo-saxões: evocavam Montségur, o Santo Graal! E entregavam-se a especulações infinitas!
Quanto a Gadal, ele parecia perseguir outra meta, de outra inspiração: ele desejava revelar a face oculta e pura de um cristianismo vivido como um caminho de iniciação, por homens e mulheres arrebatados em sua alma pelo Espírito crístico.Ele aguardava seu momento, e continuava discretamente seus estudos nesse campo. Os mistérios da iniciação cátara podiam ser parcialmente encontrados nas grutas de Ussat-Ornolac. Ele adquiriu a certeza de que aquelas numerosas grutas que se constelavam nas encostas da “Montagne Sacrée” e formavam uma cadeia de galerias subterrâneas haviam desempenhado um papel-chave nas práticas iniciáticas dos cátaros. Se Montségur, local espiritualmente elevado, representou a parte visível do fenômeno cátaro (“o farol” do catarismo), as grutas de iniciação do Sabartez (“a porta do catarismo”) eram a matriz de onde nascia o sacerdócio cátaro, a “Perfeição”. |
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