Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
   A Fonte  
   Deus é Amor  
   A Gnose e seus fundamentos  
   A natureza dupla  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
A Gnose e seus fundamentos


Segundo A. Gadal, a fonte espiritual de onde emana o catarismo é inegavelmente gnóstica.

Eis algumas explicações que ele propôs:“A Gnosis é o conhecimento de tudo que toca a Deus, a Jesus Cristo, ao retorno à vida divina. É a síntese cristã de todas as filosofias de libertação espalhadas pelo mundo após a vinda de Cristo.
Como todas as tradições espirituais, a Gnosis considera o mundo como uma ilusão, uma pseudo-criação instável, imperfeita. A única realidade é Deus.Sem conhecimento de Deus, os homens se agrilhoam na irrealidade de um mundo material. Ultrapassar o material para se aproximar de Deus, considerar os sofrimentos como uma base de purificação, seguir sem esmorecer o caminho da perfeição, é, em resumo, tentar se reaproximar o mais possível da pureza de Jesus Cristo, o divino Mestre.Como se faz isso?
Praticando a “endura”!


Livrando-se da Ilusão.

Para se livrar da matéria, é necessário romper os laços que nos prendem ao mundo dos sentidos. Livrar-se da matéria é vencer a influência que ela exerce sobre nossos sentidos, as ilusões individuais e coletivas que ela produz, é renunciar ao eu.


Somente então poderemos espiritualmente voltar ao mundo e trabalhar por sua redenção, pois então a matéria não terá nenhuma influência sobre nós. Eis aí o trabalho de iniciação dos perfeitos, puros ou “bonshommes”, sacerdotes cátaros.

Desligamento, renúncia a toda forma de instinto e paixão, negação do eu: a pobreza de espírito, a “endura” dos cátaros.


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema